Pavimentação e escola beneficiam comunidades longínquas do Acre

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Por Mariana Alvarenga

O dia começou cedo para a equipe de engenheiros e de supervisores do Programa Calha Norte que estavam em Cruzeiro do Sul, no Acre, para inspecionar obras de infraestrutura entregues nos municípios dos arredores, nessa quarta-feira (08). Isso porque o desafio é grande: só é possível chegar ao município de Porto Walter por embarcação ou por meio aéreo.

Os pilotos do 4º Batalhão de Aviação do Exército encararam o tempo nublado e transportaram o grupo para as vistorias em comunidades, de helicóptero. Na mais distante, chamada Comunidade do Mororó, onde habitam apenas 18 famílias, a obra vistoriada foi a Escola de Ensino Fundamental São José. A visita faz parte de uma série de inspeções realizadas, entre 06 e 09 de dezembro, a obras entregues nos últimos dois anos, pelo PCN. O Programa é responsável pela execução de empreendimentos com recursos provenientes de emendas parlamentares.

IMG-20211209-WA0046.jpg

Após desembarcar do helicóptero, percorreram uma trilha para chegar ao local. A escola, que tem a faixada azul, já está pronta para iniciar o ano letivo de 2022. As aulas presenciais só começam no próximo ano, mas as expectativas para usar a nova instalação são grandes. A professora Eliana Antônia Ferreira da Silva, que ministra aulas de Português, Inglês e Religião, explica que a nova escola é mais ampla e será mais confortável para os estudantes. “Os alunos estão ansiosos para vir. A escola é importante para quem mora aqui e também para aqueles que estão em comunidades além do rio, e vem de canoa. Uma escola arrumada é mais um incentivo para virem para as aulas”, contou.

IMG-20211209-WA0047 DESTAQUE.jpg

Para chegar a outra comunidade, foi preciso mais um voo de helicóptero. Após o pouso, um carro levou os profissionais até o cais, onde uma canoa os aguardava para conduzi-los até o local da obra. Após desembarcar, uma breve caminhada para, finalmente, chegar à benfeitoria. Trata-se de uma pista de caminhada.

O aposentado Manuel Pereira mora em frente à pista e conta que, depois da construção, as ruas não ficam mais alagadas e as crianças não precisam mais colocar os pés em sacolas e levar os sapatos nas mochilas nos dias de chuva. “Quando chovia, era impossível caminhar. Era cheio de lama. Agora, as crianças brincam, as pessoas caminham. Ficou uma maravilha”, descreveu.

IMG-20211209-WA0048.jpg

Desenvolvimento regional

Um dos objetivos do Programa Calha Norte é melhorar a infraestrutura de municípios distantes dos centros urbanos. Trata-se de uma parceria entre o Executivo, por meio do Ministério da Defesa e o Poder Legislativo, em que esta pasta recebe recursos provenientes de emendas parlamentares e executa as obras em parceria com os municípios.

Para assegurar a aplicação do valor disponibilizado e a correta execução das benfeitorias, todo processo é acompanhado e fiscalizado até a entrega à população beneficiada.

Fotos: Antônio Oliveira

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas