Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no dia 24 de novembro, uma solenidade para rememorar os heróis nacionais vitimados nas ações da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia, realizada na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, teve como principais objetivos enaltecer os valores democráticos e repudiar a tentativa de imposição de um regime totalitário no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a homenagem, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luís Novaes Miranda; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa; o antigo Comandante Militar do Leste, General de Exército Veterano Luiz Gonzaga Schroeder Lessa; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; e o Chefe do Estado-Maior do 1° Distrito Naval, Contra-Almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho, realizaram a aposição de uma coroa de flores junto ao mausoléu, onde estão guardados aqueles que, em 1935, deram suas vidas em defesa da Democracia e da unidade da República.

Foram realizados, ainda, o toque de silêncio, a chamada nominal de todos os heróis que tombaram naquela ocasião e uma salva fúnebre executada pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola.

A atividade contou com as presenças de oficiais-generais, Chefes de Estado-Maior e comandantes das organizações militares das guarnições do Rio de Janeiro, da Vila Militar e de Niterói.

A solenidade é realizada anualmente, a fim de manter viva em nossa memória a renovação do permanente compromisso das Forças Armadas com a defesa da pátria e dos ideais democráticos. Além disso, busca também reforçar a imprescindível coesão entre os irmãos de farda.

Fonte: Comando Militar do Leste

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).