O reconhecimento pelo profissionalismo e pela atuação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas a serviço da Pátria marcou a condecoração do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, com a Medalha ao Mérito Militar. A concessão da honraria, pela Associação de Adidos Militares Acreditados no Brasil (AAMAB), ocorreu na manhã da quarta-feira (13), na sede da Pasta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o presidente da AAMAB, Coronel Aviador Sergio Adolfo Rojas Schwemmer, destacou o comprometimento das Forças Singulares nas Operações Covid-19 e Acolhida, bem como nas atividades de controle das fronteiras e, também, no desenvolvimento da Indústria de Defesa. “O Ministério da Defesa, que tem como missão preparar as Forças Armadas, mantendo-as em permanente estado de prontidão para serem empregadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais, na garantia da lei e de ordem, no cumprimento das atribuições subsidiárias e em apoio à política externa, é, sem dúvida, um pilar fundamental para todo o povo brasileiro”, enfatizou o Coronel Aviador.

Antônio Oliveira-13.jpg

Após ser homenageado, o Ministro ressaltou que ficou honrado em receber a comenda. Ele destacou a importância da diplomacia militar e a relevância dos laços de cooperação. “Temos interesse na troca de informações, de conhecimentos, e em manter essa ligação que nos aproxima”, disse.

Prestigiaram o evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral, Sérgio José Pereira; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; os Assessores Especiais Militares do Ministro, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois e General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa; o Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa, General de Brigada R/1 Claudio Senko Penkal; e o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himario Brandão Trinas. Pela Associação, estiveram presentes adidos militares de 15 nações: Argentina, Bangladesh, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Honduras, Índia, Japão, Namíbia, Polônia, Reino Unido, Suécia, Tailândia e Vietnã.

Por Rayane Bueno
Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).