Alunos da Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão conhecem as atividades realizadas pelo Espaço Cultural Marinha

No dia 24 de agosto, uma experiência única foi proporcionada a 29 alunos da Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão, situada no bairro Japuíba, em Angra dos Reis. Eles tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Cultural Marinha do Brasil, localizado no coração do Rio de Janeiro. Este espaço, que fica entre o Largo da Candelária e a Praça XV, é um verdadeiro tesouro de conhecimento, abrigando peças históricas como a Aeronave de interceptação e ataque, o Contratorpedeiro Museu Bauru, o Carro de combate Cascavel, o Helicóptero Sea King e o Submarino Museu Riachuelo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Navegando pela História

imagem 2023 08 27 073601289
Os alunos conhecem os meios navais da MB

Após a visita ao espaço cultural, os alunos embarcaram na Escuna Rei Tomás para um passeio marítimo pela Baía de Guanabara. Durante a viagem, puderam apreciar locais históricos como os Fortes Cara de Cão, Pico e Almirante Tamandaré, as Fortalezas São João e Santa Cruz – a mais antiga do Rio de Janeiro – e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A Ilha Fiscal também fez parte do roteiro, encantando os jovens visitantes.

Aprendizado e Inspiração

Ao longo do passeio, os estudantes não apenas apreciaram as belezas e histórias do Rio de Janeiro, mas também foram imersos na cultura e missão da Marinha do Brasil. Através de vídeos institucionais, aprenderam sobre o papel vital das Forças Armadas na defesa da nação e foram apresentados às diversas formas de ingressar na Força. O professor de língua portuguesa, Silvio César Santos, destacou a relevância da experiência: “O valor da aproximação com o cotidiano militar, em especial da Marinha do Brasil, é a oportunidade de vivenciar o dia a dia dentro de uma unidade militar e também prospectar algo para o futuro deles.”

A visita ao Espaço Cultural da Marinha e o passeio pela Baía de Guanabara proporcionaram aos alunos de Angra dos Reis uma visão ampla e inspiradora sobre a história naval do Brasil e as possibilidades de carreira nas Forças Armadas. Uma experiência que, sem dúvida, ficará marcada em suas memórias.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).