No Brasil o dia do professor é comemorado em 15 de outubro, data criada para homenagear este profissional de grande relevância para a sociedade. O Professor é responsável por promover o desenvolvimento e a construção de conhecimentos, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno, durante o transcurso de sua formação acadêmica e profissional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesse sentido, a profissão docente assume especial responsabilidade perante todas as demais, que, sem exceção, são forjadas a partir do trabalho de vários professores.

Com as transformações sociais e o avanço da tecnologia, as formas de ensinar e aprender foram sendo modificadas ao longo do tempo. Antigamente a principal fonte de conhecimento era o professor, mas hoje os alunos têm acesso a uma grande quantidade de informações de forma individualizada. Entretanto, a presença do Mestre continua sendo primordial para organizar a grande quantidade de informações na mente dos sempre jovens alunos.

Destarte, o papel do docente configura-se em viabilizar a discussão, compartilhar ideias e experiências, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes, a fim de capacitar o aluno a resolver as mais variadas demandas do mundo do trabalho e da vida, o que caracteriza um ensino baseado por competências.

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) tem implementado gradativamente a Pedagogia das Competências para a elaboração de currículos dos diversos cursos do Sistema de Ensino Naval (SEN), com o objetivo de promover o encontro entre a formação e o emprego, redefinindo os conteúdos de ensino, de modo a atribuir sentido prático aos saberes escolares, abandonando a preeminência dos saberes disciplinares para se centrar em competências profissionais, necessárias em situações de trabalho.

Dessa forma, os docentes do SEN exercem a nobre missão de colocar em prática essa ação pedagógica, associando as competências a serem desenvolvidas aos objetivos de aprendizagem, agregando à ação educacional conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes esperados na formação do pessoal.

Assim, os profissionais docentes enfrentam muitos desafios, apostando na potência de transformação social de suas atividades, que repercutem dentro e fora da sala de aula. Esses docentes atuam como mediadores, facilitadores e articuladores do conhecimento, acompanhando e orientando os estudantes, proporcionando a eles o contato com as habilidades e competências exigidas para sua vida profissional e pessoal.

Neste dia do professor, registro especial agradecimento a todos os docentes, militares e civis da Marinha do Brasil que, com seu empenho diário, dedicam parte de suas vidas à missão de formar e capacitar o nosso pessoal – nosso maior patrimônio.

HUMBERTO CALDAS DA SILVEIRA JUNIOR
Vice-Almirante
Diretor

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).