Washington (EUA) – A Aditância do Exército Brasileiro nos Estados Unidos da América recebeu e apoiou o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e o Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE) que realizaram a viagem de estudos estratégicos aos Estados Unidos da América, no período de 2 a 8 de outubro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Embaixador Nestor Forster, Embaixador do Brasil nos EUA, proferiu uma palestra para os alunos sobre as relações Brasil-Estados Unidos da América. O Adido do Exército nos Estados Unidos da América, General de Brigada Ulisses de Mesquita Gomes, também realizou uma apresentação para o curso abordando os temas inerentes à missão do Adido do Exército nos EUA.

Ao longo da semana, o curso assistiu palestras proferidas em diversos organismos situados em Washington, D.C., tais como: palestra do Ministro Aurimar Nunes, Ministro do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA); do Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), General de Brigada Giovane Moretto; do Dr. Luis Bittencourt, do Centro de Estudos de Defesa do Hemisfério – Instituto William J. Perry; do Dr. Roberto Pereyra, do Colégio Interamericano de Defesa (CID); e do Coronel Leandro Noveli Espindola, oficial brasileiro instrutor no U.S. Army War College.

Os alunos do CPEAEx também tiveram a oportunidade de realizar uma visita à Comissão do Exército Brasileiro em Washington- CEBW, onde foi ministrada uma palestra pelo Coronel Alexandre Gueiros Teixeira, chefe da comissão.

O Subcomandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Coronel Emerson Colpo Gaier da Rosa, chefiou a delegação composta por 49 militares, sendo 5 instrutores, 39 oficiais-alunos do Exército Brasileiro, dois oficiais-alunos da Marinha do Brasil e três oficiais-alunos da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Aditância do Brasil nos Estados Unidos da América

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).