Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 3 de dezembro, a diplomação de 537 sargentos combatentes de carreira da Turma Bicentenário da Independência do Brasil. No Pátio de Formaturas Sargento Max Wolf Filho, ocorreu a Cerimônia de Restituição do Sabre e de Diplomação do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2021/22. Foram 187 alunos de Infantaria, 63 de Cavalaria, 70 de Artilharia, 70 de Engenharia e 147 de Comunicações, diplomados Nível Superior Tecnólogo de Sargentos Combatentes de Carreira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades da diplomação iniciaram-se em 29 de novembro, com a assinatura do Livro de Ouro pelos 50 alunos que demonstraram conduta disciplinar exemplar durante todo o período de formação.

No dia 30 de novembro, foram realizados cultos religiosos e, no dia 1º de dezembro, ocorreu a colação de grau no Auditório Coronel Catunda e a premiação dos primeiros colocados dos cursos.  O General de Brigada  Reinaldo Salgado Beato, Diretor de Ensino da Escola de Sargentos das Armas, acompanhado do General de Brigada Moisés da Paixão Junior, Comandante  de Artilharia do Exército, presidiu a cerimônia.

No dia 3 de dezembro, as atividades comemorativas foram iniciadas com a Restituição do Sabre Sargento Max Wolf Filho, que foi ostentado com orgulho durante todo o segundo ano de instrução. Durante a cerimônia, o Estandarte Histórico foi passado ao Terceiro-Sargento Thiago Munhoz Freire, que o conduzirá até o início do próximo ano letivo. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx),General de Divisão Maurilio Miranda Netto Ribeiro.

Já a solenidade de diplomação dos sargentos foi presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, além de outras autoridades militares, civis e familiares dos alunos. A cerimônia contou, ainda, com a participação de antigos alunos e eternos comandantes da ESA, além do Prefeito de Três Corações, José Roberto de Paiva Gomes; do Presidente da Câmara Municipal de Três Corações, Fabiano Gerônimo.

Fonte: ESA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).