Pesqueira (PE) – Os atiradores do Tiro de Guerra 07-006 (TG 07-006) tiveram, na última sexta-feira (14), uma aula espetáculo. Foi o Cordel na Escola, coordenado pelo poeta cordelista Diosmam Avelino, com a participação da professora Jaísa Maciel, da Escola Estadual Professor Arruda Marinho. O projeto mantém viva a cultura popular nordestina, divulgando os saberes impressos nos folhetos do cordel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os atiradores puderam conhecer um pouco da história do cordel, os principais expoentes desse estilo literário e como produzir os poemas por meio de ferramentas práticas, eficientes e relevantes para aplicação do cordel retratadas em versos, rimas, métricas e oralidade.

A Literatura de Cordel, manifestação da cultura popular brasileira, nasceu no Nordeste. Originalmente, os poemas de cordel eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes. O Cordel adquiriu força no século XX, sobretudo entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.

O chefe de instrução do TG 07-006, Primeiro-Sargento Erik Pereira, evidenciou o momento, afirmando que além de trazer o conhecimento sobre a Literatura de Cordel, preservando as raízes da cultura local, a atividade proporcionou a interação entre os atiradores.

Perfil do palestrante
Diosmam da Silva Avelino é natural de Buíque, mas mora em Pesqueira há mais de 10 anos. Possui dezenas de cordéis publicados, ministra oficinas de literatura de cordel e de artesanato em jornal, é idealizador de vários projetos. Assíduo participante de antologias, saraus, eventos, foi integrante da Sopoeses – Sociedade de Poetas e Escritores de Pesqueira. Participou do filme “O Matador”, disponível na Netflix.

Fonte: TG 07-006 (Pesqueira-PE)

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).