A tradicional solenidade de substituição da Bandeira Nacional, realizada na Praça dos Três Poderes em Brasília no primeiro domingo de cada mês, foi transferida excepcionalmente para o dia 23 de abril, a partir das 9 horas. O adiamento foi solicitado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), responsável pela organização do evento neste mês, com o objetivo de incorporar a cerimônia às comemorações do 63º Aniversário de Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Organização e coordenação do evento

A substituição da Bandeira Nacional é organizada de forma rotativa entre a Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o GDF. A coordenação do rodízio fica a cargo do Ministério da Defesa (MD), que segue o decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005.

Importância da solenidade

A solenidade de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes é um evento simbólico e significativo para a nação brasileira, reforçando o respeito e a importância dos símbolos nacionais. Ao incorporar a cerimônia às comemorações do 63º Aniversário de Brasília, o evento adquire ainda mais relevância, celebrando a história e a evolução da capital do país.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).