O Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) teve sua origem na primeira reunião de Comandantes de Forças Aéreas do continente americano, ocorrida na Base Aérea de Randolph, em San Antônio-Texas, nos EUA, no período de 16 a 25 de abril de 1961. O evento tinha como propósito promover maior compreensão e cooperação entre as Forças Aéreas das Américas, em favor da segurança da região. Posteriormente, a data de início desta primeira reunião dos comandantes, 16 de abril, foi definida como o Dia do SICOFAA por seus integrantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Celebração do Dia do SICOFAA

230418 aniversario SICOFAA 0001 Copia

Para celebrar esta data, o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, no dia 18 de abril, uma solenidade alusiva à data. De acordo com o Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, o SICOFAA permite a ampliação das capacidades da Força Aérea, de forma a dar suporte às necessidades dos países membros, em face às mais diversas situações de calamidade provocadas por distúrbios naturais.

Premiações e reconhecimentos

230418 aniversario SICOFAA 0055

Na ocasião, foram condecorados militares e organizações que representam os valores cultuados pelos integrantes do SICOFAA. O Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, homenageou o Coronel Valdemar Consorte Júnior, com o prêmio “Estação SITFAA do ano”; o Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º – Esquadrão “Rumba”) – representado pelo Tenente-Coronel Aviador Rosemberg Gomes da Silva – com o Prêmio Segurança de Voo SICOFAA; os Sargentos Tirciano Cavalcante Ângelo e Ítalo César Vidal Matos, com a Condecoração ao Mérito Confraternidade Aérea Interamericana; e o Sargento Warley Marques Soares, com o Prêmio de Especialista em Comunicações do ano.

A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro Fiorentini, que destacou a importância do fator tempo no atendimento às comunidades afetadas por calamidades naturais. “A velocidade e a pronta resposta, características ímpares das Forças Aéreas, são a diferença entre preservar a vida ou perdê-la em situações de emergência por acidentes naturais. SICOFAA: UNIDOS – ALIADOS!!!”

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).