Palmas (TO) – Com a finalidade de adestrar a tropa integrante da Força Planalto, o 22º Batalhão de Infantaria realizou um exercício de Operação Aeromóvel, nos dias 19 e 20 de outubro. O treinamento simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura crítica em posse do inimigo, para garantir a progressão de tropas e a utilização do objetivo conquistado em prol da forças aliadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As Operações Aeromóveis são realizadas por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico, em benefício de determinado elemento da Força Terrestre. Esse tipo de ação é utilizado principalmente quando a situação exige surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.

O exercício de incursão aeromóvel, denominado Guará Aéreo, ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação, na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO), a cerca de 12 Km do Lago de Palmas. Tropas operacionais foram transportadas do 22º Batalhão de Infantaria até as proximidades do objetivo por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar, envolvendo cerca de 300 militares, que obtiveram êxito na conquista e consolidação dos objetivos propostos.

Fonte: 22º Batalhão de Infantaria

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).