A Operação SAREX 2023 marcou seu início nesta segunda-feira (24/07), no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz de Iguaçu (DTCEA-FI). Este exercício internacional, realizado entre Brasil, Argentina e Paraguai, propõe um treinamento teórico simulado para aperfeiçoar o resgate em casos de acidentes aéreos na região da Tríplice Fronteira. O evento visa promover a coordenação entre os países para melhor atender ao Serviço de Busca e Salvamento (SAR) e fortalecer os laços de cooperação entre os participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo e Participantes do Treinamento

Conforme explicou o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai (MTAB), Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, o exercício busca desenvolver e otimizar os procedimentos e atividades de busca e resgate, estreitando a colaboração entre os países. O evento contou com a participação de representantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2), da MTAB, da Dirección de Aeronáutica Civil (DINAC) do Paraguai e da Empresa Argentina de Navegación Aérea (EANA).

Simulações de Acidentes Aéreos

Durante o treinamento, que se estende até o dia 27/07, estão sendo realizados simulados de acidentes aéreos no território de cada país. No primeiro dia, por exemplo, o exercício simulou uma ocorrência em solo argentino, que foi transmitida via internet, evidenciando as ações tomadas pela EANA. O fechamento das atividades, programado para o dia 28/07, será marcado por um exercício conjunto entre os três países.

Orgulho e Satisfação

O Major Aviador Olívio Martini Marangon, Comandante do DTCEA-FI, expressou sua satisfação e orgulho por receber o primeiro Exercício SAREX nas instalações de Foz de Iguaçu. Para ele, esta é uma grande oportunidade para o destacamento, e a presença dos representantes dos países vizinhos reforça a cooperação e a amizade na região.