Atracação do AvHoFlu “Caravelas” em Assunção, no Paraguai

No dia 25 de maio, o porto da capital paraguaia, Assunção, recebeu a visita do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”. Esta visita não era comum, mas um marco de uma importante missão hidrográfica chamada Sondagem Operativa – “SONDOPE 2023”. Essa missão é resultado de um acordo bilateral entre Brasil e Paraguai, destinado a melhorar a realização de serviços hidrográficos, principalmente na área cartografada exclusivamente paraguaia da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coleta de Dados e Atualização Cartográfica: Aspectos Cruciais para a Navegação Segura

O levantamento hidrográfico abrangeu um trecho da HPP entre as cidades de Porto Murtinho, no Brasil, e Assunção, no Paraguai. Durante essa missão, foram coletados importantes dados ambientais em águas tanto nacionais quanto estrangeiras. Estas informações cruciais permitirão a atualização e construção de dez novas cartas náuticas, como previsto no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro. No total, 129,6 Km² de área foram explorados e mapeados durante essa missão.

Mais que uma Questão de Navegação: Fortalecimento dos Laços Bilaterais

Mas a missão SONDOPE vai além de coletar dados e atualizar cartas náuticas. Ela representa um importante passo para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para um objetivo ainda maior. Além disso, a operação promove o estreitamento de laços e integração entre Brasil e Paraguai, fortalecendo a interoperabilidade entre os dois países.

AvHoFlu “Caravelas”: Protagonista em uma Missão de Importância Internacional

A embarcação brasileira AvHoFlu “Caravelas”, além de ter desempenhado um papel fundamental na missão, simboliza a importância da cooperação internacional para a realização de tarefas complexas e significantes. A sua atracagem no Porto de Assunção não foi apenas o término de uma missão, mas a marca de um caminho para uma colaboração mais profunda e mais efetiva entre os dois países em questões hidrográficas.