Em cerimônia realizada em 15 de março pelo Comando do 2º Distrito Naval, a Estação Rádio da Marinha em Salvador (ERMS) e a Corveta “Caboclo” (V-19) foram premiadas com o “Excelência em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)” de 2022. O prêmio busca reconhecer as Organizações Militares (OM) que promovem melhorias contínuas nas atividades de TIC, impactando positivamente no cumprimento de suas missões.

A avaliação foi baseada nos indicadores da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM) e nas necessidades da área de jurisdição do Com2ºDN. Os critérios foram divididos em três campos: Pessoal, Processos e Tecnologia.

A ERMS venceu na categoria “OM de Terra” e já havia sido premiada em 2021 e 2022. A “Caboclo” foi agraciada na categoria “navios” e já havia recebido prêmios em 2020 e 2022. Esta foi a quarta edição da Verificação de Proficiência em Tecnologia da Informação e Comunicações (VP-TIC).

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).