Brasília (DF) – No período compreendido entre os meses de setembro e outubro de 2022, foi realizado o processo de revitalização do Canhão 90mm, que fica situado em frente ao prédio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), pelo 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por meio do trabalho realizado pelo 11º GAAAe em parceria com o Grupamento Apoio do Distrito Federal (GAP-DF) e com o Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), foi possível revitalizar o armamento doado pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, no ano de 2004, ao então Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

O canhão antiaéreo de 90mm, amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, entrou em serviço em 1940 e foi uma espécie de resposta norte-americana ao famoso canhão alemão de 88mm.

“Esse monumento marca de forma indelével a união entre a Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro e a Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.”, ressaltou o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência (CCOI) do COMAE,  General de Divisão Alexandre de Almeida Porto, ao agradecer ao Comando de Defesa Antiaérea por atender à solicitação da revitalização e ao Comando do 11º GAAAe pela execução.

Fonte: Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais (CCOI/COMAE)

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).