Em meio a uma situação delicada, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, trouxe boas notícias para os 34 brasileiros que estão em Gaza, aguardando autorização para deixar a região e seguir para o Egito. Neste artigo, vamos abordar os detalhes dessa importante garantia dada pelo chanceler e o processo de resgate que está em andamento para trazer nossos compatriotas de volta em segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esperança de Partida

Em uma série de conversas telefônicas com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, Mauro Vieira obteve a garantia de que todos os brasileiros em Gaza poderão cruzar a fronteira e chegar ao Egito até a próxima quarta-feira. Embora ainda exista a possibilidade de que essa liberação ocorra mais cedo, a certeza está fixada para a próxima semana.

“Ele me garantiu que sairão até quarta-feira, que fará todo o possível para antecipar um ou dois dias, mas na quarta-feira dá todas as garantias. Isso foi um processo de conversa, de negociação de alguns dias e hoje eu tive essa boa notícia, dada por uma alta autoridade do governo de Israel”, afirmou Vieira aos jornalistas.

Estrangeiros Já Autorizados

Até o momento, três listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira da cidade de Rafah com o Egito já foram divulgadas. Cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, entre outros, já deixaram a região do conflito.

O grupo de brasileiros está abrigado nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. O Itamaraty tem um esquema de resgate pronto para auxiliá-los desde a saída da Faixa de Gaza, com equipes, ônibus, medicamentos e alimentação. O processo culminará com o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.

Essa notícia traz alívio para as famílias e amigos dos brasileiros em Gaza, demonstrando o compromisso do governo brasileiro em garantir a segurança de seus cidadãos, mesmo em situações desafiadoras como essa.

Com informações da Agência Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).