No dia 12 de abril, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) teve o prazer de receber o Deputado Federal Sargento Gonçalves. Esta visita teve como principal objetivo o fortalecimento das relações institucionais e aprofundamento do entendimento mútuo sobre as operações marítimas e a segurança na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção e Apresentação

O Capitão de Fragata Douglas da Silva Komatsu, atual Capitão dos Portos, foi o responsável por receber o deputado e conduzi-lo através das instalações. Durante o percurso, o Capitão Komatsu destacou as principais atividades e responsabilidades da Capitania, enfatizando a importância da entidade na fiscalização das atividades marítimas, garantindo a segurança da navegação e a proteção do ambiente marinho.

Importância Estratégica da Visita

A presença do Deputado Sargento Gonçalves não apenas simboliza um importante apoio político às missões da Marinha, mas também reforça a necessidade de um diálogo contínuo entre as forças armadas e os legisladores federais. Esta interação é vital para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que promovam a segurança marítima e o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e marítimas do Rio Grande do Norte.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).