Ocorreu no dia 11 de abril a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Capacitação, sob a égide da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR). Este encontro, realizado a bordo do Navio Oceanográfico “Prof. Luiz Carlos” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), marcou um momento significativo para a economia marítima do Estado do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Liderança e Participação Colaborativa

Sob a liderança do Almirante de Esquadra Marcelo Campos, Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), o GT reuniu especialistas de instituições renomadas, incluindo a UFRJ, UERJ, INPO-COPPE/UFRJ, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM/MB), além de entidades como FIPERJ, PESAGRO, e SENAR/FAERJ. Este grupo diversificado de representantes destaca o esforço colaborativo entre universidades, institutos de pesquisa, fundações e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (SEENEMAR).

Objetivos e Estratégias do Grupo de Trabalho

O principal objetivo deste grupo é desenvolver estratégias que promovam a capacitação profissional, pesquisa e inovação nas atividades marítimas prioritárias. Estas estratégias serão fundamentais para apoiar a formulação de políticas públicas eficientes, dirigidas pelo CEDEMAR, para estimular e desenvolver a economia do mar no estado. A expectativa é que essas iniciativas possam resultar em avanços significativos na sustentabilidade e rentabilidade do setor marítimo regional.

Importância do Desenvolvimento Marítimo

O desenvolvimento da economia do mar é vital para o Estado do Rio de Janeiro, uma região com uma extensa linha costeira e uma rica biodiversidade marinha. O fortalecimento deste setor não só impulsiona o crescimento econômico local mas também promove a conservação ambiental e o desenvolvimento social, integrando mais efetivamente o mar na economia verde emergente.

Acompanhamento Contínuo

Para mais informações sobre as atividades e progressos da FEMAR e do GT de Pesquisa e Inovação da CEDEMAR, interessados podem visitar o link: Fundação FEMAR.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).