Novas viaturas operativas reforçam capacidade do Corpo de Fuzileiros Navais

Marinha do Brasil recebe equipamentos modernos que vão garantir a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e o caráter anfíbio e expedicionário do CFN.

Na última quarta-feira (14), o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu novas viaturas operativas durante cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro. Os novos veículos, que incluem a Viatura Blindada Leve sobre Rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), a Viatura 4X4 UNIMOG U5000 e a Viatura TNE ¾ Ton L-200 Triton militarizada, representam o esforço do CFN em modernizar e aprimorar suas capacidades para atender a diversas situações.

Visão do Comando do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais

O Comandante do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Rodrigo Ramos Ferreira, salientou a necessidade da aquisição desses novos meios para garantir as capacidades do CFN. “Esses meios são o que temos de mais moderno no mundo, inclusive, eles são usados no Exército e nas tropas de Fuzileiros Navais americanos. O intuito é manter uma tropa de pronto emprego expedicionária, uma tropa confiável para qualquer tipo de operação”, afirmou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Potencializando Missões Nacionais e Internacionais

Entre os novos equipamentos, a viatura JLTV se destaca pela adequação ao uso em ambientes urbanos e pela proteção que proporciona aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em missões no Brasil e no exterior. O veículo blindado contribuirá para a atuação em operações de guerra naval, de paz e de Garantia da Lei e da Ordem, além de missões de assistência humanitária e de apoio à defesa civil. Com a chegada dessas novas viaturas, a Marinha do Brasil reforça seu compromisso com a segurança do país e a efetividade de suas ações.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).