blank

Rio de Janeiro (RJ) – A equipe de robótica do Instituto Militar de Engenharia (RoboIME) foi vice-campeã do torneio de futebol de robôs da RoboCup22, a maior competição de robótica do mundo. A equipe brasileira, composta por 12 participantes, competiu na divisão B da categoria “Small Size League”. O torneio ocorreu em Bangkok, na Tailândia, de 13 a 16 de julho, e contou com a participação de diversos países. Além do Exército, quatro equipes de universidades brasileiras participaram das competições.

Na categoria Small Size League, cada equipe deve desenvolver um time de seis robôs autônomos que joguem futebol sem interferência humana, realizando passes, jogadas ensaiadas e chutes com uma bola de golfe laranja, em um campo de 6 metros de largura por 9 metros de comprimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A final do torneio ocorreu entre duas equipes brasileiras. A equipe RoboCIN, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o primeiro lugar, e a equipe do Instituto Militar de Engenharia do Exéricito ficou em segundo. O resultado demonstra a evolução das equipes brasileiras ao longo dos anos.

Confira abaixo a campanha da RoboIME durante a competição:

RoboIME 3 x 2 RI-One (Japão)

RoboIME 1 x 0 UBC Thunderbots (Canadá)

RoboIME 1 x 0 RoboFEI (Brasil)

RoboIME 0 x 1 RoboCIN (Brasil)

A competição contribui para o desenvolvimento dos atributos da área afetiva dos alunos como cooperação, criatividade, decisão e persistência. Já nos campos da ciência, tecnologia e inovação, desenvolve novos desafios nas áreas de inteligência artificial, eletrônica e mecânica, que podem ser utilizados no desenvolvimento de projetos militares, dentre eles, o sistema de armas e equipamentos inteligentes como mísseis, veículos aéreos não tripulados (VANT) e veículos militares autônomos.

Fonte: Instituto Militar de Engenharia