Feriado patriótico mais importante do País, o 7 de setembro se aproxima e, desta vez, a população comemora, também, os 200 anos da Independência do Brasil. Após dois anos de pandemia, o público pode retornar à Esplanada dos Ministérios para prestigiar o desfile cívico-militar, que tem início previsto para às 9 horas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Programação – A programação inclui apresentações das Forças Armadas, das Polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, além da participação dos estudantes dos Colégios Militares e das escolas públicas do Distrito Federal.

Após os atos iniciais do desfile, está prevista a entrada de crianças e atletas atendidos pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), do Ministério da Defesa. Em seguida, será a vez do Grupamento de Veteranos da 2ª Guerra Mundial, os chamados “pracinhas”, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Grupamento de Veteranos dos Fuzileiros Navais trará membros embarcados em caminhões. Já as Forças de Paz, que atuam desde 1956, apresentarão ex-integrantes, que representam a participação brasileira no esforço mundial em busca da Paz. O desfile militar contará com tropas, equipamentos e veículos terrestres das três Forças, além de desfile de aeronaves.

Destaques – A Marinha do Brasil traz, como destaque em seus grupamentos, entre outros, Aspirantes da Escola Naval, Fuzileiros Navais e integrantes das Tropas de Operações Especiais.

Matéria_3.jpg

Foto de arquivo

No Exército Brasileiro, são os Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, um grupamento composto apenas por mulheres e representantes de Tropas Especiais da Força Terrestre.

Cadetes.jpg

Foto de arquivo

Já na Força Aérea Brasileira, são os Cadetes da Academia da Força Aérea (Afa), pilotos e aeronavegantes, além de oficiais e graduadas do corpo feminino.

Matéria_2.jpg

Atividades aéreas – Paraquedistas militares saltarão no céu de Brasília e entregarão a Bandeira Nacional ao Presidente da República. A Marinha do Brasil participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, recém modernizadas.

O Exército Brasileiro virá com quatro modelos de helicóptero, enquanto a Força Aérea Brasileira apresentará formações com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento, com exemplares das mais novas aquisições, além de aviões de instrução da Afa.

A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do DF também participam das comemorações com suas aeronaves.
Matéria_1.jpg

Foto de arquivo

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).