Navio Doca Multipropósito “Bahia" desatracando da Base Naval do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil conduzirá a “Poseidon 2022”, Operação Conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa, com início previsto para o dia 4 de abril. Estarão diretamente envolvidos o Navio Doca Mul􏰀propósito (NDM) “Bahia” (G40) e a Fragata “Independência” (F-44), além de meios do Comando da Força Aeronaval, do Exército Brasileiro – EB e da Força Aérea Brasileira – FAB. As a􏰀vidades serão realizadas na área marí􏰀ma compreendida entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio, até 09 de abril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No período, serão realizados exercícios que visam o aprimoramento e o emprego conjunto entre as Forças Singulares nas operações aéreas com navios. O propósito de tais a􏰀vidades é o incremento do nível de interoperabilidade entre as Forças, no tocante à padronização de procedimentos operacionais, com a qualificação dos pilotos do EB e da FAB para pouso a bordo do G40, em navegação no mar.

O Grupo-Tarefa (GT) estará sob o comando da 2a Divisão da Esquadra e contará com a par􏰀cipação de cerca de 900 militares. A Operação Conjunta Poseidon contribuirá diretamente para a manutenção da capacidade opera􏰀va da Esquadra e de parcelas das Forças Singulares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).