Oficiais e pesquisadores no convoo do NPqHo “Vital de Oliveira”

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, subordinado ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos, iniciou, no dia 26 de janeiro, as atividades de pesquisa no mar para o ano de 2023, com a Comissão “Comitê Gestor I”. O “Polvo Hidrográfico”, como é conhecido, navegará para a região Oeste da Elevação do Rio Grande, em apoio ao desenvolvimento nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Comissão visa atender às demandas dos partícipes do Acordo de Cooperação do Navio, a saber, Marinha do Brasil, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Petrobras, Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e Vale. Possibilita, ainda, a coleta de dados para apoiar a submissão do Brasil à Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, importante fórum para a soberania do País na região.

Participam da primeira etapa da Comissão 12 pesquisadores convidados pelo SGB-CPRM, tendo como Pesquisadora-Chefe a PhD Maria Aline Lisniowski. Além do SGB-CPRM, a equipe é composta por integrantes das seguintes instituições: USP, UFC, UFES, UFG e UFF, abrangendo diversas áreas de atuação, como Oceanografia, Geologia, Química e Geofísica.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).