Hoje, por volta das 9h, o Porto de Salvador foi palco de um espetáculo náutico: a atracação do Navio-Veleiro Cisne Branco. Mais do que um simples navio, o Cisne Branco é um símbolo de orgulho e tradição para o Brasil. Ele não apenas navega pelos mares, mas também exerce funções diplomáticas e de relações públicas, representando o país em eventos náuticos de renome tanto no cenário nacional quanto internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação e Preservação das Tradições Navais
Mas o Cisne Branco não é apenas um embaixador do Brasil em águas estrangeiras. Ele desempenha um papel crucial na formação marinheira do nosso pessoal. Alunos do Colégio Naval, das Escolas de Aprendizes de Marinheiros, da Marinha Mercante e aspirantes da Escola Naval têm a oportunidade única de aprender e crescer a bordo deste navio icônico. Através desta experiência, eles não apenas aprimoram suas habilidades náuticas, mas também absorvem e perpetuam as ricas tradições navais do Brasil.

Um Comandante Orgulhoso
Ao atracar em Salvador, o Comandante do Cisne Branco, Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário, expressou seu profundo orgulho e gratidão por liderar um navio de tamanha importância. “Me sinto muito abençoado de poder estar no timão, na liderança, conduzindo homens e mulheres de todas as partes do país a exercer uma missão tão nobre e importante para nossa força e o nosso país”, declarou com emoção.

Uma Oportunidade Única para os Baianos
E para aqueles que sempre sonharam em conhecer um navio por dentro, uma boa notícia: o Cisne Branco estará aberto à visitação pública gratuita no próximo domingo, das 9h às 16h. Os visitantes poderão embarcar no navio pelo terminal na Contermas e vivenciar um pouco da vida a bordo. “O Cisne Branco é um veleiro de grande porte, inspirado num veleiro da segunda metade do século XIX. O mastro central tem 46 metros de altura, como um edifício de 15 andares. Poder conhecer o Cisne Branco é uma oportunidade única. Estamos esperando a sociedade baiana no domingo. Será um belo evento”, convida o Comandante.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).