O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), realiza, nos dias 27 e 28 de setembro, o XIV Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab). O evento, que acontece em Brasília, conta com a participação das unidades de 47 Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) de todo o país.

O encontro tem como objetivo promover a integração dos LAB-LD para o fortalecimento da prevenção e do enfrentamento à criminalidade de lavagem de dinheiro e delitos correlatos, principalmente para alavancar o desenvolvimento colaborativo de ferramentas de análises; o compartilhamento de informações técnicas e experiências entre os integrantes; e a promoção de treinamentos e capacitações dos integrantes. Os laboratórios também têm oportunidade de discutir as prioridades de atuação para 2023.

Esta é a primeira reunião presencial dos integrantes da REDE-LAB após a entrada em vigor da Portaria MJSP nº 145, de 15 de agosto de 2022, que aperfeiçoou a forma de vinculação dos Laboratórios à REDE-LAB, além de esclarecer as responsabilidades dos participantes.

Também estiveram no encontro representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Banco Central do Brasil, da Receita Federal do Brasil, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Entenda

A REDE-LAB é uma rede de articulação institucional composta pelo conjunto dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) – unidades especializadas em análises de grandes massas de dados para uso em investigações criminais e outros procedimentos, com finalidade de combater a lavagem de dinheiro, a corrupção, o crime organizado e outros crimes relacionados. As unidades de LAB-LD estão instaladas em cada Polícia Judiciária, Ministério Público e em outros órgãos parceiros. A coordenação da rede é exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, vinculado à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui