Com o tema “O Ministério da Defesa e os desafios para a defesa e a segurança do Brasil”, o chefe da Pasta, José Mucio Monteiro Filho, apresentou palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro. O conteúdo foi ministrado para alunos e instrutores da instituição, brasileiros e de nações amigas, além de alunos da Escola Superior de Guerra (ESG). A atividade faz parte de uma agenda de palestras do ministro nas escolas militares de altos estudos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a apresentação, o Ministro José Mucio destacou a contribuição da defesa para o crescimento do Brasil. “Somos parceiros do desenvolvimento do País. Tenho absoluto entusiamo em investir na indústria de defesa. Ali, geramos emprego, impostos, consumo. E os senhores, Marinha, Exército e Aeronáutica, têm feito bem a esse País gigantesco. Então, precisamos investir nas áreas que as Forças Armadas podem contribuir nesse desenvolvimento”, disse.

Estiveram presentes, também, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa (representando o Comandante do Exército); o Comandante da Escola Superior de Guerra, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr; e o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, General de Brigada Sérgio Manoel Martins Pereira Junior; entre outros militares e civis.

Por Júlia Campos
Foto: Jeferson Venancio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).