Transmissão do cargo de Chefe do Estado-Maior Conjunto do ComDCiber, do Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Martins Gabriel ao Contra-Almirante Rudicley Cantarin

No dia 18 de fevereiro, foi realizada, no Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), a cerimônia de transmissão de cargos daquele Comando Conjunto. Considerando o rodízio entre as funções dos Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), o Contra-Almirante Rudicley Cantarin assumiu a Chefia do Estado-Maior Conjunto e o Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva assumiu a Chefia do Departamento de Gestão Estratégica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Defesa Cibernética, General de Divisão Guido Amin Naves, e contou com a presença de autoridades convidadas da Marinha, Exército e Força Aérea.

hgfhgfhgfhfgh
Transmissão do cargo de Chefe do Departamento de Gestão Estratégica do ComDCiber, do Contra-Almirante Rudicley Cantarin ao Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva

O ComDCiber é um Comando Operacional Conjunto, permanentemente ativado, subordinado à estrutura regimental do Exército, e possui em seu efetivo militares da MB e da FAB. Sua missão é planejar, orientar, coordenar, integrar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento e aplicação das capacidades cibernéticas, como órgão central e no âmbito do Sistema Militar de Defesa Cibernética, a fim de contribuir para o uso efetivo do espaço cibernético, impedindo ou dificultando sua utilização contra os interesses da Defesa Nacional.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).