No dia 16 de agosto, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), localizado no Campus Angra dos Reis, em Mambucaba (RJ), foi palco de um evento que transcendeu a rotina acadêmica. A Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis), com o auxílio do Corpo de Fuzileiros Navais, promoveu um Cerimonial à Bandeira, uma tradição que visa honrar um dos mais importantes símbolos nacionais: a bandeira do Brasil.

Lideranças e Participação Comunitária

O cerimonial contou com a presença de figuras importantes. Foi conduzido pelo Delegado da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e teve como presidente o Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores. Mas o destaque ficou por conta da participação ativa de docentes e alunos do CEFET/RJ. Essa interação entre a Marinha e a comunidade acadêmica reforça a importância da união e do respeito mútuo entre as instituições e a população.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Doação e Propósito

imagem 2023 08 23 094239903
Representante da CEFET/RJ recebe à Bandeira Nacional doada pela MB

Ao término da cerimônia, um gesto simbólico marcou o evento: o Pavilhão Nacional utilizado no cerimonial foi doado pela Marinha ao CEFET/RJ. Mais do que um simples ato, essa doação carrega um significado profundo. O objetivo principal da ação foi despertar nos alunos o civismo e o respeito aos símbolos nacionais. Além disso, a iniciativa teve como propósito estreitar os laços entre a Marinha do Brasil e a população de Angra dos Reis, reforçando a ideia de que a Marinha está sempre presente e atuante na comunidade.

Conexão entre Marinha e Comunidade

Eventos como esse demonstram o compromisso da Marinha do Brasil em promover valores cívicos e em manter uma relação próxima e positiva com a população. Através de ações conjuntas com instituições de ensino, a Marinha reforça seu papel não apenas como força de defesa, mas também como entidade que valoriza e promove a cultura e os valores nacionais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).