A Marinha do Brasil (MB) marca presença na maior regata transoceânica do planeta, a The Ocean Race 2023, que teve início nesta quarta-feira, 29 de março, e segue até 23 de abril. Com um estande especial na área externa do “Centreventos”, próximo à pista de patinação de gelo no Ocean Live Park, os visitantes podem conferir uma exposição sobre os 200 anos da Independência do Brasil e conhecer as formas de ingresso na Força. O evento, realizado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, também conta com a participação especial do atleta e Sargento da reserva da Marinha, André Otto da Fonseca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, Comandante do 5º Distrito Naval, ressalta a relevância da participação da Marinha em um dos maiores eventos náuticos do mundo. “Na última edição, o evento contabilizou um público de 440 mil visitantes. A regata The Ocean Race é uma oportunidade indiscutível para expor, positivamente, a imagem da MB e realizar ações concretas para fomentar a mentalidade marítima. A divulgação da marca da nossa Força, em local de destaque no evento, possibilitará o desenvolvimento das temáticas escolhidas, sendo elas: o Bicentenário da Independência do Brasil, o ingresso na MB e o Poder Marítimo Nacional. Além das ações de fiscalização do tráfego aquaviário durante a regata, a MB vai realizar a exposição de materiais, como maquetes do NPa-500BR, fotos da História Naval e vídeos institucionais. Esperamos que o público prestigie o nosso estande na Ocean Live Park”, afirma.

A The Ocean Race, que representa o Brasil e a América Latina, já passou por Cabo Verde e pela África do Sul desde que partiu da Espanha em janeiro. A etapa brasileira, organizada pela Prefeitura Municipal de Itajaí e pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina. O evento funciona das 14h às 23h de segunda a sexta-feira, e das 11h às 23h nos finais de semana e feriados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).