Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil, em conjunto com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC), está monitorando as condições atmosféricas favoráveis para a formação de um ciclone subtropical em alto-mar. O fenômeno está previsto para ocorrer na posição 24°S 040°W, a cerca de 125 milhas náuticas (235 km) a sudeste de Arraial do Cabo-RJ, com deslocamento para leste e, posteriormente, sul/sudoeste, a partir da noite do dia 14 de fevereiro.
Possível Intensificação e Impactos
Caso as condições atmosféricas persistam e haja intensificação do vento, o sistema poderá ser classificado como Tempestade Subtropical, seguindo os critérios estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima (NORMAM-701). A influência do ciclone pode causar ventos de até 45 nós (83 km/h) nas áreas próximas, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite do dia 20 de fevereiro.
Avisos e Recursos de Monitoramento
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo atualizados no seu site oficial (https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo) e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook (https://www.facebook.com/sevicometeorologicomb/). Além disso, informações podem ser obtidas por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para Android e iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).
Recomendações e Divulgação
É fundamental que navegantes consultem essas informações antes de se fazerem ao mar. A Marinha do Brasil solicita ainda que esses alertas sejam amplamente divulgados entre as comunidades de pesca e de esporte e recreio, como medida de prevenção e segurança.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395