Por Mariana Alvarenga

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na terça-feira (14) e quarta-feira (15), ocorreu a IV Rodada de Conversações Estratégicas de Defesa Brasil-Estados Unidos, no Ministério da Defesa. O Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Brigada Himario Brandão Trinas; e o Subsecretário Adjunto de Defesa dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Daniel Erikson, conduziram a reunião. A iniciativa projeta o Brasil no cenário mundial e fomenta maior participação brasileira no processo decisório internacional.

Na ocasião, foram discutidas atividades de cooperação em Defesa e Segurança. As autoridades compartilharam pontos de vista sobre os desafios transfronteiriços, a pandemia de Covid-19, a crise de refugiados da Venezuela e as mudanças climáticas. Além disso, identificaram caminhos para aprofundar a cooperação nas áreas de espaço, cibernética, e pesquisa e desenvolvimento.

A reunião foi realizada com o objetivo de estreitar as relações bilaterais em Defesa e Segurança entre os dois países. A delegação americana expressou o apreço e o agradecimento pelas contribuições brasileiras para a segurança regional, pelo comprometimento do Brasil para com operações de paz e assistência humanitária.

Alinhados em diretrizes e propósitos, os líderes reafirmaram o compromisso de ambos os países com o profissionalismo de suas Forças Armadas, com a promoção da democracia e dos direitos humanos, em todos os aspectos das relações bilaterais sobre Defesa.

Após o encontro em Brasília, o Subsecretário Erikson segue para Manaus, onde fará visitas oficiais a organizações militares da região.

Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).