No período de 5 e 9 de outubro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo participou, por meio do seu Oficial Encarregado, de um Treinamento sobre Operações de Interdição Marítima no NATO Maritime Interdiction Operational Training Centre (NMIOTC), na cidade de Chania, na Ilha de Creta, na Grécia.

O propósito do treinamento foi capacitar Oficiais de Estado-Maior para o planejamento e a execução de Operações de Interdição Marítima. Atenderam ao treinamento oficiais provenientes de diversos Estados-Membros da OTAN, como Bulgária, Grécia, Montenegro e Romênia.

Os ensinamentos colhidos servirão para aprimorar o Curso Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval, conduzido anualmente pelo COpPazNav. Além disso, foram realizadas tratativas entre os dois Centros de Treinamento, no intuito de estabelecer iniciativas de cooperação, visando às instruções conjuntas por meio de Equipes Móveis de Treinamento.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).