Em 2 de agosto, o Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) promoveu uma experiência rica em aprendizado para os militares, através do “III Workshop Patrulha Naval”. O evento não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas uma chance de compartilhar experiências e entender os desafios diários enfrentados por quem atua nessa importante área.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestras Esclarecedoras

Diversos temas foram abordados durante o workshop, proporcionando um entendimento profundo e diversificado sobre patrulha naval. Entre as palestras, os participantes puderam entender mais sobre o Direito relacionado à Patrulha Naval, questões práticas sobre Patrulha Marítima, e um estudo de caso intitulado “DOM ISAAC”. Além disso, a “Radiogoniometria” foi destacada como um importante instrumento para as atividades de inteligência na Marinha. Finalizando a série de palestras, foi abordada a Inteligência Marítima, crucial para garantir a segurança e a eficiência das operações navais. Estes temas reforçam a importância de conhecer o ordenamento jurídico, estratégias de patrulha e métodos de inteligência marítima para garantir a proteção das nossas águas.

Especialistas à Frente

O workshop contou com a presença de profissionais renomados. Palestrantes do Comando de Operações Navais, do Com3ºDN, do Comando de Operações Marítimas, da proteção da Amazônia Azul e representantes da Força Aérea Brasileira compartilharam suas experiências e conhecimentos. Foi um verdadeiro encontro de mentes brilhantes focadas em melhorar e aprimorar as operações marítimas do país.

Público Seletivo

O evento foi direcionado a um público muito específico: Comandantes de Força e Navios, Oficiais das Seções de Operações e Inteligência Marítima, e Oficiais da Força Aérea Brasileira. Esta seleção reforça a importância de integrar diferentes áreas e especialidades para promover uma atuação marítima mais sólida e eficiente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).