Demonstração operativa da LOpRib “Excalibur III”

O Comando do 6º Distrito Naval promoveu, no cais do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), no dia 10 de abril, cerimônia de transferência das Lanchas de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Excalibur III” e “Excalibur IV”. As embarcações foram projetadas e construídas pela Base Fluvial de Ladário (BFLa) e passaram a ser subordinadas ao ComFlotMT.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

inauguracao do instante te tiro e excalibur 133
Ato de transferência das embarcações

O então Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Sérgio Gago Guida, destacou a retomada da capacidade construtiva de meios navais da BFLa que, após quase quatro décadas desde a última construção de embarcação, desenvolveu seu próprio projeto e construiu a LOpRib “Excalibur”.

Além de contribuir para a Marinha, a construção das lanchas também gerará impacto na economia regional. “Cerca de 50% do material necessário para a construção de cada lancha é adquirido de empresas sediadas no estado de Mato Grosso do Sul, o que contribui para a manutenção de empregos e desenvolvimento da região. O projeto e a construção das lanchas geram, ainda, reflexos de cunho social. Parte da mão de obra empregada na construção é composta por militares do Serviço Militar Voluntário, os quais, após seu período de serviço na Marinha, carregam consigo as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos na construção naval”, afirmou o Almirante Guida.

Ao final do evento, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração operativa da Lancha de Operações Ribeirinhas “Excalibur III”.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).