A Marinha do Brasil, em uma iniciativa louvável, promoveu o evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” especialmente para pessoas com deficiência. Realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), na Penha, Rio de Janeiro, o evento reuniu cerca de 1.200 participantes. Esta ação, que já está em sua quarta edição, é fruto de uma colaboração entre o CEFAN, a empresa Special Sports Kids, o Abrigo do Marinheiro e o Sesc Rio. O principal foco? Promover a inclusão e proporcionar experiências inesquecíveis para todos os presentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Experiências que marcam

imagem 2023 08 27 063425015

Eliete, uma das participantes, que levou seu filho Ian, de 24 anos, compartilhou sua emoção ao participar pela segunda vez do evento. “É um evento muito importante para a socialização das pessoas com deficiência, proporcionando novas experiências”, disse ela. E não foram poucas as atividades! Os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em oficinas de camuflagem, passeios em viaturas militares, práticas esportivas, equoterapia e até pintura. Além disso, foram distribuídos brindes e lanches para todos. E para tornar o dia ainda mais especial, houve apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e da seção de cães de guerra.

Uma tradição que cresce a cada ano

imagem 2023 08 27 063348253

A primeira edição deste evento aconteceu em 2017, surgindo da parceria entre grupos de pais de pessoas com autismo e o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O sucesso foi tanto que a iniciativa se expandiu, abrindo suas portas nos anos seguintes para pessoas com deficiência de diversas partes do Brasil. É uma clara demonstração do compromisso da Marinha em promover a inclusão e garantir que todos tenham oportunidades de vivenciar momentos únicos.

Um passo em direção a um Brasil mais inclusivo

imagem 2023 08 27 063338401

Eventos como este reforçam a importância de promover a inclusão e garantir que pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que todos os outros cidadãos. A Marinha do Brasil, ao abrir suas portas e compartilhar um pouco de sua rotina com esses participantes, mostra que está comprometida em construir um país mais justo e igualitário.

imagem 2023 08 27 063307534 imagem 2023 08 27 063316829 imagem 2023 08 27 063328960 imagem 2023 08 27 063358030 imagem 2023 08 27 063410475

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).