No dia 04 de junho de 2020, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu uma equipe do Centro de Estudos e Pesquisas Forenses (CEPF), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com a finalidade de conhecer as tecnologias utilizadas no ambiente virtual de ensino desta Escola e possível implantação de um projeto semelhante naquele órgão.

A equipe obteve informações sobre ferramentas de ensino à distância, sua implantação e manutenção, tecnologias para a realização de vídeoconferências, gravação de vídeo aulas, além de toda a infraestrutura mínima necessária para prover este tipo de serviço.

Finalizando a atividade, os integrantes do CEPF visitaram as instalações da Escola e puderam observar, na prática, como são realizadas as aulas e palestras virtuais, além de informações a respeito dos diversos cursos existentes na ECEME.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).