Hoje, o Brasil celebra os impressionantes 105 anos de Joaquim Patrício de Araújo, um herói pernambucano que serviu nosso país durante um dos períodos mais desafiadores da história mundial. Nascido no distrito de Angélica, na zona rural do município de Nazaré da Mata, em Pernambuco, Joaquim não é apenas um centenário, mas um símbolo vivo da bravura brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Rumo à Itália: A Jornada de um Soldado Brasileiro

Snapinsta.app 369549981 622915563245114 9190710911719640249 n 1080

Em 23 de novembro de 1944, durante os tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial, Joaquim embarcou para a Itália como parte do 4° Escalão da Força Expedicionária Brasileira. Ao chegar em terras italianas, foi integrado ao 1° Regimento de Infantaria (1° RI – Regimento Sampaio), uma das unidades mais prestigiadas do Exército Brasileiro. A imagem de Joaquim em Piacenza, Itália, em julho de 1945, contrasta com a recente foto tirada em Olinda-PE, em agosto de 2023, mostrando um homem que, apesar dos anos, carrega consigo a mesma determinação e orgulho de servir sua nação.

O Legado de um Herói

A contribuição de Joaquim à história brasileira vai além de sua participação na guerra. Ele é membro da ANVFEB-PE, uma associação que reúne veteranos da Força Expedicionária Brasileira em Pernambuco. A frase “Conspira contra a própria grandeza um povo que não cultua os seus feitos heróicos” reflete a importância de reconhecer e honrar aqueles que, como Joaquim, dedicaram suas vidas em serviço ao país.

Celebrando a Vida e a História

Ao celebrarmos os 105 anos de Joaquim Patrício de Araújo, não estamos apenas comemorando o aniversário de um homem, mas homenageando toda uma geração que, com coragem e determinação, representou o Brasil no cenário mundial. Que sua história sirva de inspiração para as futuras gerações e que nunca esqueçamos dos sacrifícios feitos em nome da liberdade e da justiça.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).