O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, conduziu no período de 25 de outubro a 12 de novembro, o Estágio de Preparação para Missão de Paz 2021.2.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O referido estágio, no cenário do treinamento pré-desdobramento (PDT, sigla em inglês) teve o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções (United Nations Staff Officers/UNSO, United Nations Military Observers/UNMO e Individual Police Officers/IPO) nas operações de manutenção da paz da ONU em que o Brasil é país contribuinte de tropa e de polícia (TCC/PCC, siglas em inglês).

O Estágio 2021.2 foi realizado integralmente no idioma inglês, tendo sido cumprida a grade curricular definida pelo Departamento de Operações de Paz da ONU: core pre-deployment training material e specialized training material.

Neste período, 35 estagiários foram treinados e capacitados: 16 (dezesseis) do Exército Brasileiro, 08 (oito) da Marinha do Brasil, 06 (seis) da Força Aérea Brasileira e 05 (cinco) Policiais Militares. Ressalta-se que, deste efetivo, quatorze eram do segmento feminino (40%).

A previsão é que o efetivo acima seja desdobrado nas seguintes missões da Organização das Nações Unidas (ONU):

– Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA);

– Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO);

– Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO);

– Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS);

– Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Componente Terrestre (UNIFIL); e

– Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre (UNFICYP).

Fonte: CCOPAB

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).