O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra, nesta sexta-feira (20), a 93 Oficiais que estão cursando o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB). No evento, realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), o Oficial-General informou aos militares sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou temas relacionados à chefia e liderança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Comandante do III COMAR – Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; do Comandante Interino da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto; e do Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro Intendente Luiz Tirre Freire.

201120TAM69622 Thallys Amorim

Durante a apresentação, o Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou a importância da realização do Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira para assumir futuros cargos de comando. “Os senhores e as senhoras foram selecionados para exercerem o Comando, a Chefia e a Direção no biênio 2021-2022. É um momento em que a Força Aérea encontra a renovação das ideias gerenciais, imprescindíveis ao crescimento consistente que permite a evolução constante do pensamento estratégico”, destacou o Oficial-General.

O Oficial-Aluno do estágio da ECFAB, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, salientou sobre as novas responsabilidades que assumirão. “Temos a convicção que os desafios necessitarão de nosso total empenho, pois o futuro da Força passa por nossas mãos. Teremos a responsabilidade de conduzir homens e mulheres que cumprirão, em nossa esfera de atuação, a missão atribuída à Força Aérea Brasileira”, finalizou.

201120TAM69646 Thallys Amorim

O Estágio

O ECFAB, que neste ano a gestão passou a ser realizada pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), controlando e executando todas as fases, tem por finalidade atualizar os estagiários quanto aos preceitos da Administração Pública Federal, por meio de palestras, aulas e painéis, para o exercício do cargo de gestor em Organizações Militares. O objetivo é, também, fornecer orientação geral que permita exercer a função para a qual cada um foi designado, de forma compatível com a política traçada pelo Comando da Aeronáutica, tanto na área administrativa como na área operacional. Os 93 Oficiais pertencem aos quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Engenharia, Medicina, Farmácia e Controle de Tráfego Aéreo.

Assista o vídeo sobre a palestra:

YouTube video

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).