O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil, localizado em São José dos Campos, São Paulo, está preparando a segunda edição do evento Engineering Education for The Future (EEF), que ocorrerá de 16 a 18 de maio. Este evento tem como objetivo principal debater o papel da Engenharia no avanço econômico do Brasil, destacando a importância de uma educação alinhada às novas demandas da sociedade e ao processo contínuo de inovação na Indústria Brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Promovendo a Integração entre Governo, Academia e Indústria

i2431313255607483

Com foco na integração tríplice hélice – que engloba governo, academia e indústria –, o EEF-2024 visa proporcionar um espaço para discussões aprofundadas sobre como estas esferas podem colaborar para o crescimento econômico e desenvolvimento social baseados no conhecimento. O evento se destaca por promover a interação entre estudantes de Engenharia de todo o país e representantes da indústria, criando um ambiente propício para o debate de questões desafiadoras para as futuras gerações de engenheiros.

Competições e Mostra ITA 2050

Dentre as atividades programadas, destacam-se três competições: o ITA Challenge, voltado para a disseminação da cultura do empreendedorismo e inovação; o Grand Prix de Inovação, focado no desenvolvimento de soluções para problemas reais por times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um Hackathon que desafiará os participantes a apresentarem soluções inovadoras para um problema proposto. Além disso, a “Mostra ITA 2050” apresentará os projetos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), evidenciando o potencial de inovação da instituição.

Uma Plataforma para o Avanço do Ensino de Engenharia

O EEF-2024 se apresenta como uma oportunidade única para discutir o estado atual e o futuro do ensino de Engenharia no Brasil, considerando os impactos da tecnologia e do empreendedorismo. A busca por uma formação de alta qualidade para os engenheiros, que possam atender às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é um dos pilares do evento.

Inscrições e Participação

O evento é gratuito e aberto a estudantes, pesquisadores, empresários e entusiastas do setor de todo o país. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial www.eef.ita.br, oferecendo a todos os interessados a chance de participar de debates de alto nível e de contribuir para o progresso do ensino e prática da Engenharia no Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).