Em um evento marcante, Juiz de Fora, uma das cidades mais tradicionais de Minas Gerais, decidiu estender uma honraria especial a um distinto membro das Forças Armadas. O Almirante de Esquadra Vieira da Cunha, atual Chefe do Estado Maior da Armada, foi reconhecido com o título de Cidadão Honorário da cidade.

Juiz de Fora e as Forças Armadas: Uma Relação de Respeito

Este reconhecimento não é apenas um tributo ao Almirante de Esquadra e seu serviço impecável à nação, mas também ressalta a relação profunda e respeitosa entre a cidade de Juiz de Fora e as Forças Armadas. Conceder este título a um membro de alto escalão das Forças Armadas solidifica essa parceria e mostra o apreço mútuo entre a cidade e os militares.

Uma Carreira de Dedicação e Serviço

O Almirante de Esquadra Vieira da Cunha tem uma carreira longa e dedicada às Forças Armadas e ao Brasil. Suas contribuições e liderança o tornaram uma figura respeitada não apenas entre seus colegas militares, mas também em círculos civis. Tornar-se um Cidadão Honorário de Juiz de Fora é um testemunho de sua influência e impacto.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).