Crédito: Pixabay

A Rússia ofereceu aos Estados Unidos a oportunidade de restaurar canais especializados de diálogo – incluindo aqueles do mais alto nível – na prevenção de ameaças cibernéticas, disse hoje um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. O porta-voz disse que, do ponto de vista da Rússia, “um dos primeiros passos na direção certa seria a resposta de Washington à nossa proposta de restaurar o diálogo russo-americano sobre segurança da informação internacional, expressa no comunicado do presidente russo, Vladimir Putin, em 25 de setembro de 2020”.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa proposta pela Rússia também inclui “chegar a um acordo sobre a prevenção de incidentes no espaço da informação, trocando garantias de não interferência nos assuntos internos uns dos outros, bem como chegar a um acordo global sobre o compromisso político das nações de evitarem ataques com o uso de TI”.

Na semana passada, além de ordenar a saída de 10 diplomatas russos, Washington impôs sanções a 32 entidades e indivíduos russos como parte de uma nova rodada de sanções para os alegados ataques cibernéticos de Moscou e outros atos hostis contra os interesses dos EUA. As entidades americanas também foram impedidas de comprar títulos baseados no rublo durante as colocações primárias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que considera o último pacote de sanções contrárias aos interesses das duas nações. Moscou, em um movimento na mesma moeda, respondeu proibindo oito autoridades americanas de entrar no país e mais tarde anunciou a expulsão de 10 diplomatas americanos.

Com agências de notícias internacionais

Fonte: Ciso Advisor