Tratar da saúde de servidores e militares do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Singulares com eficiência, respeito e atendimento humanizado são alguns dos conceitos aplicados, todos os dias, pelo Hospital das Forças Armadas (HFA). Esse trabalho de qualidade foi, mais uma vez, lembrado com homenagens, durante cerimônia realizada nesta terça-feira (28), na sede da instituição, em Brasília, por profissionais e pacientes que comemoraram os 51 anos da unidade de saúde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

e3c3aa975b574d1bbda7a8d8b1f832c4

História – O Comandante Logístico do HFA, General de Divisão Jorge Roberto Lopes Fossi, enalteceu, durante discurso, as realizações da instituição. “Ao longo de sua existência, o Hospital das Forças Armadas construiu sua própria história e evoluiu de forma marcante. Tornou-se referência no Distrito Federal e estratégico para as Forças Armadas, realizando procedimentos de média e alta complexidade em proveito de mais de 120 mil usuários. São os servidores da Marinha, Exército e Aeronáutica, em esforço conjunto, com muito empenho e abnegação, que não medem esforços para que todos os objetivos sejam cumpridos ”, completou.

cd80f8a266304a7391693173af0afa96

Participaram do evento o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Lopes, o Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa do HFA Contra-almirante Vicente Garcia Ramos e o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa, General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes e demais autoridades. Na ocasião, dois civis e sete militares foram homenageados como amigos do HFA, deferência àqueles que prestaram bons serviços ao Hospital. Outros oito militares também foram condecorados com medalhas.

hfa03

Excelência em saúde – O HFA foi criado pelo Decreto n°1.310, de 8 de agosto de 1962, e inaugurado no dia 27 de março de 1972, possui a missão de prestar assistência médica hospitalar aos militares das Forças Armadas e seus dependentes; desenvolver de forma permanente o ensino e a pesquisa; e atender a Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores e a determinados segmentos da sociedade. O hospital possui um complexo clínico e cirúrgico composto de aparelhos modernos e diferenciados, proporcionando atendimento em mais de 40 especialidades médicas e dez especialidades odontológicas.

Por Raquel Alves
Fotos: Jeferson Venâncio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).