Londres, uma das cidades mais emblemáticas do mundo, recebeu uma visita especial ontem. O Navio-Escola “Brasil” (U27) fez uma entrada triunfal ao passar pela famosa Tower Bridge, um dos principais cartões-postais da capital britânica. A chegada não apenas marcou a presença brasileira em terras estrangeiras, mas também reforçou os laços entre Brasil e Reino Unido.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parceria Histórica e Educativa

Snapinsta.app 385582781 806949857836362 3593603590122436047 n 1080

A estadia em Londres não é apenas uma parada casual. A capital britânica representa o quarto destino da XXXVII viagem de instrução de Guardas-Marinha. E, para tornar o momento ainda mais especial, o NE “Brasil” atracou ao lado do histórico navio de guerra HMS Belfast, pertencente à Marinha Inglesa. Uma verdadeira união entre tradições navais de duas grandes nações.

Formando Líderes Globais

A viagem é uma oportunidade única para os Guardas-Marinha. A turma deste ano, batizada de “Patriarca da Independência”, é composta por 182 jovens, sendo oito mulheres e 174 homens. Além dos brasileiros, a turma conta com seis integrantes internacionais de países como Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal. Todos eles tiveram a honra de cursar a Escola Naval, situada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro. Essa experiência internacional não apenas enriquece a formação dos futuros líderes navais, mas também fortalece os laços do Brasil com outras nações.

Uma Embaixada Flutuante pelo Mundo

O porto de Londres é apenas uma das muitas paradas dessa grandiosa viagem. Até o final de dezembro, o Navio-Escola “Brasil” visitará um total de 13 portos, atuando como uma verdadeira embaixada flutuante. Em cada parada, o navio não apenas representa a Marinha, mas o Brasil como um todo, levando nossa cultura, história e valores a diversos países ao redor do mundo.

📸 Capitão de Mar e Guerra Eduardo Luiz

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).