No último dia 21 de junho, Madrid, a vibrante capital espanhola, hospedou uma celebração de alta distinção e relevância internacional. O Centro Superior de Estudos de Defesa Nacional (CESEDEN) e a Escola de Guerra do Exército da Espanha organizaram a cerimônia de diplomação do XXIV Curso de Estado-Maior das Forças Armadas da Espanha. A cerimônia foi agraciada pela presença do Rei da Espanha, Dom Felipe VI, além de diversas autoridades civis e militares, incluindo o Adido de Defesa e do Exército no Reino da Espanha, Coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

II. Destaque aos Diplomados e Honrarias Especiais

Foram diplomados 132 alunos, dentre eles, 22 militares estrangeiros que representaram seus respectivos países com honra e distinção. O Brasil esteve muito bem representado pelo Tenente-Coronel Anderson Xavier Neves e pelo Capitão de Fragata Daniel Cruz de Andrade Flôr. O Tenente-Coronel Anderson não apenas se diplomou como Estado-Maior, mas também recebeu o título de Mestre em Segurança e Defesa pela Universidade Antônio de Nebrija, em Madrid. Além disso, ele foi agraciado com a menção “sobresaliente”, concedida apenas a alunos com nota final igual ou superior a 9,0.

III. A presença brasileira vai além dos diplomados

A presença brasileira na cerimônia foi notável não apenas entre os alunos, mas também no quadro de instrutores do CESEDEN. O Coronel Gerson Bastos de Oliveira e o Tenente-Coronel Pedro Augusto da Cás Porto, ambos do Exército Brasileiro, prestigiaram o evento. O fato de termos militares brasileiros atuando como instrutores em um curso de renome internacional como este, ressalta a estima e o respeito que o Brasil desfruta na comunidade militar global.

IV. Mais que uma cerimônia, um marco de conquistas

A cerimônia de diplomação do XXIV Curso de Estado-Maior das Forças Armadas da Espanha marca muito mais que o término de um curso. Ela celebra o conhecimento adquirido, as habilidades desenvolvidas, a persistência e a resiliência demonstrada, e os laços de camaradagem e cooperação internacional estabelecidos. É uma celebração do esforço e da dedicação, como demonstrado pela extraordinária conquista do Tenente-Coronel Anderson Xavier Neves. É um momento que inspira todos a continuarem buscando a excelência em todas as suas atividades.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).