Na sua primeira visita institucional à 5ª Divisão de Exército, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, demonstrou seu comprometimento com a unidade que comandou entre 2018 e 2019. O General Tomás chegou à Curitiba na sexta-feira, 23 de junho, e sua primeira atividade foi uma visita de cortesia ao Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Acompanhado do Chefe do Estado-Maior do Exército, do Comandante Militar do Sul e do Comandante da 5ª Divisão de Exército, o General Tomás discutiu sobre a realização da Operação Paraná III, um exercício que ocorrerá em agosto na região oeste do estado, envolvendo tropas de 15 países.

Centenário do 13º Batalhão de Infantaria Blindado

Em comemoração ao centenário do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Ponta Grossa, o General Tomás proferiu um discurso em 24 de junho. Ele destacou a importância do Batalhão para a região, tendo formado mais de 80 mil jovens ao longo de seus 100 anos de existência.

Treinamento e Honras Militares

No Forte do Pinheirinho, na segunda-feira (26/6), o General Tomás conduziu o treinamento físico militar, realizando uma corrida de aproximadamente 8 km e, em seguida, flexões de braço com a tropa. Posteriormente, após receber as honras militares, o Comandante assistiu a uma apresentação sobre as principais ações de preparo e emprego da 5ª DE previstas para 2023. Ele também participou de uma solenidade militar e encerrou sua estada com uma palestra para os oficiais superiores.

Relembrando a Comandância na 5ª Divisão de Exército

Em suas palavras finais, durante a formatura realizada no campo de parada “Heróis da Lapa”, o General Tomás manifestou seu profundo orgulho e honra ao relembrar seu período como Comandante da 5ª Divisão de Exército. Sua memória da unidade está intimamente ligada à noção de profissionalismo, fé na missão e espírito de corpo.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).