No dia 28 de junho, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Achilles Furlan Neto, realizou uma visita institucional à Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o General Furlan foi acompanhado por uma comitiva de altos funcionários do DCT, incluindo o General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, Vice-chefe do DCT, e o General de Brigada Alexandre Martins Castilho, Chefe do Centro Tecnológico do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aprofundando o Conhecimento sobre a AGITEC

A visita permitiu ao General Furlan e sua equipe conhecer em detalhes as atividades desenvolvidas pela AGITEC, bem como a vocação e as potencialidades da agência para benefício do Exército Brasileiro. Durante a visita, o Coronel Erick Braga Ferrão Galante, Chefe da AGITEC, apresentou uma palestra sobre a história da agência, seu propósito, competências, portfólios, entregas e atribuições, além da metodologia de planejamento e gestão da inovação.

Foco na Inovação

Galante também abordou a dinâmica de integração entre as diversas áreas de atuação da AGITEC, que incluem Prospecção Tecnológica, Propriedade Intelectual, Gestão do Conhecimento e Cultura de Inovação. A ênfase na inovação é vista como fundamental para manter o Exército Brasileiro na vanguarda das tecnologias de defesa e segurança.

Exploração das Instalações da AGITEC

Ao final da visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações da AGITEC e os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes da agência. Esta visita institucional reflete a importância crescente da inovação e da tecnologia na estratégia de defesa do Exército Brasileiro.

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).