Se você é daquelas pessoas que ficam fascinadas com filmes de ação e sempre quis saber como é, de fato, o interior de um submarino ou a sensação de tocar em um veículo de combate, Brasília é o lugar para estar neste fim de semana. Celebrando a Semana da Pátria, a “Exposição da Independência” abriu suas portas no Parque da Cidade “Dona Sarah Kubitschek” e vai até o dia 3 de setembro, oferecendo uma experiência imersiva rica em história e tecnologia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Relíquias de Guerra e Inovações Tecnológicas

imagem 2023 09 02 062957249

No estande da Marinha do Brasil, o público tem a oportunidade única de ver de perto e até mesmo interagir com algumas das máquinas mais impressionantes utilizadas pelas Forças Armadas. Entre os destaques estão o Carro Lagarta Anfíbio, a Viatura Blindada “Piranha” e o moderníssimo Veículo Tático Leve – “JLTV”. Quem gosta de aventuras em territórios gelados também vai adorar o SnowMobile, um veículo especial utilizado na Estação Antártica Comandante Ferraz.

imagem 2023 09 02 063031041
Simulador de periscópio, ao fundo, oferece ao visitante a sensação de estar em um submarino.
Imagem: 1SGT-ES Menezes

A sensação de estar dentro de um submarino? É possível! Graças ao simulador de periscópio que, nas palavras do Capitão de Corveta Thiago Maciel Santos, proporciona ao visitante a experiência de “enxergar o exterior e compilar o quadro tático” sem precisar emergir.

Memórias e Música no Ar

imagem 2023 09 02 063111933

A exposição não é apenas uma mostra de veículos e equipamentos. É também uma viagem pela memória e pela música. Para Andrea Cerqueira, nutricionista, o destaque foi a chance de seu filho Pedro, de apenas 5 anos, subir em um dos carros de combate. Já para a dentista e ex-Tenente da Marinha, Luciana Veloso, o reencontro com o ambiente militar e a oportunidade de compartilhar essa experiência com suas filhas foi inestimável.

imagem 2023 09 02 063127561

A atmosfera se torna ainda mais especial ao som das apresentações da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. No encerramento, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais promete arrebatar os corações com canções que resgatam o patriotismo e celebram a rica cultura brasileira.

Resgate do Sentimento Patriótico

imagem 2023 09 02 063146961

Este evento vai além de uma simples exposição. Ele busca reavivar o sentimento de patriotismo na sociedade brasileira, reconhecendo a importância do mar e das hidrovias em nosso cotidiano. É uma chance de reconectar-se com nossa história, com a Marinha do Brasil desempenhando um papel vital em nosso caminho para a independência.

Não perca esta oportunidade de imergir na rica tapeçaria da herança militar brasileira. Venha, traga sua família, e sinta-se mais perto da história que moldou nossa nação.

Confira os eventos programados:

imagem 2023 09 02 063311849

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).