No dia 4 de julho, em meio à XI Conferência Bilateral de Estado-Maior (CBEM) entre os Exércitos Brasileiro e Colombiano, o Comando de Operações Terrestres (COTER) recebeu uma visita ilustre. O Mayor General Álvaro Vicente Peréz Durán, Segundo Comandante do Exército Nacional da Colômbia, e uma delegação de oficiais colombianos, foram recebidos pelo General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de Recepção: Fortalecendo Laços Internacionais

A visita ao COTER foi marcada por uma cerimônia de recepção oficial, que contou com a presença do General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante de Operações Terrestres, e do General de Divisão Sérgio Schwingel, Subcomandante de Operações Terrestres. A cerimônia destacou a importância dos laços de cooperação entre as forças armadas dos dois países, bem como o respeito mútuo entre as nações amigas.

Imersão Estratégica: Conhecendo as Instalações do COTER

Após a recepção, os visitantes foram conduzidos a uma tour pelas instalações do COTER. Tiveram a oportunidade de conhecer a sala do CC2FTER e o Espaço de Trabalho Interativo de Doutrina (ETID). Essa etapa da visita proporcionou um entendimento aprofundado da estrutura e funcionamento do Comando de Operações Terrestres brasileiro, reforçando a sinergia e compreensão mútua entre as forças armadas dos dois países.

Além da Visita: O Futuro da Cooperação entre Brasil e Colômbia

A visita do Mayor General Peréz Durán e sua delegação não só marcou um importante momento na XI CBEM, como também sublinhou a crescente cooperação entre os exércitos do Brasil e da Colômbia. Este evento simboliza o compromisso de ambas as nações em aprofundar ainda mais o entendimento mútuo, compartilhar experiências e conhecimento, bem como promover a paz e a segurança na região.

Fonte: Comando de Operações Terrestres

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).