A cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), que é comemorado no dia 23 de outubro, ocorreu na manhã desta sexta-feira (21/10), na Base Aérea de Brasília (BABR). A tropa foi formada por Oficiais e Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR). 195 pessoas foram agraciadas com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, acompanhado do Ministro de Estado da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; além de Ministros de Estado, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais, entre outras autoridades.

i22102116222704171

Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica saudou os agraciados. “Parabenizo e agradeço aos homenageados com a Ordem do Mérito Aeronáutico por seu apoio à nossa Força Aérea Brasileira, origem do reconhecimento representado pelas comendas que ora recebem”, salientou.

O evento contou, ainda, com as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, além do sobrevoo das novas aeronaves da FAB, como o KC-30, da Aviação de Transporte, e o F-39 Gripen, o novo avião de caça.

i22102116222703532Foram entregues as condecorações aos estandartes das seguintes Organizações Militares: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; Comando Logístico; Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica; Escola Superior de Defesa; Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo e Prefeitura de Aeronáutica de Natal.

O Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, agradeceu à FAB pelo reconhecimento. “Estou muito agradecido pela condecoração. É uma honra muito grande. Santos Dumont, nosso herói, pai da aviação, aqui estou ao lado do Gripen, uma conquista tecnológica das Asas que protegem o país”, expressou.i22102116184007360

O Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador comentou sobre o recebimento da medalha. “Essa condecoração é um resgate. Cada vez que a gente vem numa formatura como essa do Dia do Aviador, ver os cadetes em forma desfilando, a esquadrilha da fumaça, a gente resgata o sentimento muito grande do patriotismo’, ressaltou.

Para o empresário Luciano Hang, que também foi agraciado, o sentimento é de gratidão por poder contribuir com o crescimento do Brasil. “Estou muito feliz, muito emocionado. Muito obrigado à Aeronáutica por me conceder essa honraria“, disse.

Entrega da OMA

i22102116183108682A Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou que se hajam distinguido no exercício da sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se tenham destacado nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.

i22102116191102070Data Comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fotos: Sargentos Bianca Viol, Müller Marin e Figueira / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).